ARTIGOS RECENTES

DOMINGO VI DA PÁSCOA | ANO B

05  de maio de 2024

TEMA
A liturgia do 6º Domingo da Páscoa convida-nos a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa, nos gestos e nas palavras de Jesus e dia a dia tornado presente na vida dos homens por acção dos discípulos de Jesus.
A segunda leitura apresenta uma das mais profundas e completas definições de Deus: "Deus é amor". A vinda de Jesus ao encontro dos homens e a sua morte na cruz revelam a grandeza do amor de Deus pelos homens. Ser "filho de Deus" e "conhecer a Deus" é deixar-se envolver por este dinamismo de amor e amar os irmãos.
No Evangelho, Jesus define as coordenadas do "caminho" que os seus discípulos devem percorrer, ao longo da sua marcha pela história... Eles são os "amigos" a quem Jesus revelou o amor do Pai; a sua missão é testemunhar o amor de Deus no meio dos homens. Através desse testemunho, concretiza-se o projecto salvador de Deus e nasce o Homem Novo.
A primeira leitura afirma que essa salvação oferecida por Deus através de Jesus Cristo, e levada ao mundo pelos discípulos, se destina a todos os homens e mulheres, sem exceção. Para Deus, o que é decisivo não é a pertença a uma raça ou a um determinado grupo social, mas sim a disponibilidade para acolher a oferta que Ele faz.

(in https://www.dehonianos.org/)

DIOCESE DE VIANA DO CASTELO CELEBRA DIA DIOCESANO DA SAÚDE

A Pastoral da Saúde - Viana do Castelo - Departamento Diocesano vai promover, no dia 4 de maio, no Centro Paulo VI, em Darque, no Arciprestado de Viana do Castelo, o Dia Diocesano da Saúde.

O Dia Diocesano da Saúde tem início às 09h00 e conta com dois fóruns sob o mote "Em que consiste o Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa nos hospitais do Serviço Nacional de Saúde e a quem se destina?" e "Cura dos doentes na comunidade cristã: proposta pastoral para «uma comunidade sanadora»".

As inscrições estão abertas até dia 30 de abril.

O Movimento dos Convívios Fraternos da Diocese de Viana do Castelo vai promover, entre os dias 26 e 28 de abril, o próximo Convívio Fraterno no Seminário Passionista de Barroselas, Arciprestado de Viana do Castelo.

A Nossa História

A Paróquia de Nossa Senhora de Monserrate foi instituída em 23 de Janeiro de 1621.

Porém, a história da criação da Paróquia tinha começado 80 anos antes e envolveu quatro Arcebispos de Braga.

A primeira intenção de criar a Paróquia foi demonstrada em 1541, quando o Arcebispo de Braga, D. Frei Diogo da Silva, em visitação, tendo constatado o grande aumento demográfico da Vila de Viana, decidiu, após ouvir o Cabido e a Câmara, criar uma nova paróquia, e edificar outra igreja com a invocação do Bem-Aventurado Apóstolo, S. Paulo, na parte ocidental da Vila. O Arcebispo faleceu alguns meses depois e o processo não se concretizou.