Catequese

Irmã Rosa Cândida Gomes
Nadir Ribeiro
"A catequese, como consequência da fidelidade a Deus, deve manter também uma atenção constante ao ser humano, auscultando as suas experiências mais profundas" (DGC 78); deve respeitar a mensagem e a pessoa concreta por uma diligente adaptação (DGC 112) e, num esforço constante de inculturação que respeite a integridade da fé, deve tornar o Evangelho acontecimento verdadeiramente significativo para a pessoas humana (DGC 97).
A Catequese na Paróquia de Monserrate conta, neste momento, com catorze Catequistas que, com carinho e Fé, se dedicam a este importante serviço todas as semanas. Desde o 1.º ano ao recentemente criado Grupo de Jovens, a catequese na nossa paróquia conta com um total de 92. Crianças e jovens, número que tem vindo a crescer nos últimos anos.

Catequistas da Paróquia de Monserrate:

1.º Ano, Pais - animadora familiar Nadir Ribeiro
1.º Ano, Crianças - catequista Ana Braz e Eduarda
2.º Ano, Pais - animadora familiar - Irmã Rosa Gomes, FMA
2.º Ano, Crianças - Felicidade Oliveira
3.º Ano - Irmã Aldina Grazina, FMA
4.º Ano - Alice Oliveira
5.º Ano - Conceição Barbosa e Liliana Cunha
6.º Ano - Antonieta Brito
7.º e 8.º Anos - Irmã Florinda Pinho, FMA
9.º Ano - Vera Fiúza
10.º - Bernardete Gonçalves
Grupo de Jovens - Vera Fiúza e Susana Laranjeira
No DISCURSO DO PAPA FRANCISCO AOS CATEQUISTAS VINDOS A ROMA EM PEREGRINAÇÃO POR OCASIÃO DO ANO DA FÉ E DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE CATEQUESE, o Papa Francisco disse "a catequese constitui uma coluna para a educação da fé, e são precisos bons catequistas!". Agradeceu, ainda por este serviço à Igreja e na Igreja, embora possa às vezes ser difícil. "Trabalha-se tanto, empenha-se e não se vêm os resultados desejados –, mas educar na fé é maravilhoso!", disse o Sumo Pontífice. Esta é a melhor herança que podemos dar a alguém: a fé! Educar na fé, para que essa pessoa cresça. Ajudar as crianças, os adolescentes, os jovens, os adultos a conhecerem e amarem cada vez mais o Senhor é uma das mais belas aventuras educativas; está-se a construir a Igreja! Estamos a «Ser» catequistas!
Partindo da consciência da importância do papel do Catequista nos dias de hoje, cada um de nós, em Monserrate, tenta seguir as palavras do Papa Francisco e "SER CATEQUISTA!". Claro que nem sempre é fácil, mas esta é uma missão que vale a pena!
Ao longo do ano são muitas as atividades organizadas pelo Grupo de Catequistas de Monserrate ou nas quais participa ativamente.

As Festas da Catequese são as seguintes:

INFÂNCIA

I ETAPA – Inserção na Comunidade

1.º Ano – Jesus Gosta de Mim – Festa do Acolhimento
2.º Ano – Ensina-nos a Rezar – Festa do Pai Nosso
3.º Ano – Em Ti, Vivemos – Festa da Eucaristia

II ETAPA – A Vida da Fé

4.º Ano – Ao Encontro… de Jesus – Entrega da Bíblia
5.º Ano – À Descoberta… do Pai – Entrega do Credo
6.º Ano – Na Força… do Espírito – Festa da Fé

ADOLESCÊNCIA

III ETAPA – Sentido Cristão da Vida

7.º Ano – Projecto Mais – Bem-aventuranças
8.º Ano – Somos Mais – Festa da Vida

IV ETAPA – Compromisso Cristão

9.º Ano – O Desafio de Viver – Celebração de Compromisso
10.º Ano – A Alegria de Crer – Festa do Envio

Para além das festas específicas de cada ano, o grupo de catequistas participa ativamente na concretização do Magusto, da Festa de Natal da Paróquia, na Festa de São José (Dia do Pai) e no Dia da Mãe, no Domingo de Ramos e em muitos outros dias festivos. O ano termina, habitualmente, com um Convívio entre todos os anos.
Em 2014, a Catequese participou também na Comemoração dos 500 do Nascimento do Beato Frei Bartolomeu dos Mártires. Desta participação resultou, nomeadamente, a realização de um pequeno filme sobre a Vida do Bem-Aventurado, que foi realizado em colaboração com a associação vianense Ao-Norte.

Link do filme: http://lugardoreal.com/video/frei-bartolomeu-dos-martires/
8 de Fevereiro Festa da Palavra, Entrega da Bíblia – 4º ano
15 de Fevereiro Interrupção da Catequese (Férias do Carnaval)

22 de Março Dia do Pai