Livraria Diocesana

O Instituto Católico de Viana do Castelo constitui-se como plataforma de diálogo da Igreja diocesana com o mundo da cultura e como espaço de formação dos agentes no âmbito da sua acção pastoral. Por isso mesmo se estrutura em três grandes áreas: Formação, Conservação, Divulgação.

Na área da Formação conta com a Escola Superior de Teologia e Ciências Humanas que ministra o Curso Teológico-Pastoral, a Escola de Ministérios, para a formação de formadores e animadores na área da liturgia, catequese e pastoral da saúde, entre outros; a Escola de Música Sacra, para a formação de Directores de Coro, Cantores e Organistas; a Escola de Espiritualidade e Oração para a formação de animadores de grupos de oração e o aprofundamento da espiritualidade pessoal, e o Centro de Reflexão Pastoral como espaço de reflexão e resposta da Igreja aos desafios do mundo actual no seu diálogo com a fé cristã.

Na área da Conservação e Restauro conta com quatro Departamentos: Arquivo Dio­cesano, Museu, Património Artístico e Documental, e Arte Sacra e Liturgia.

A área de Divulgação e Promoção Cultural integra os Departamentos: Livraria (uma delas encontra-se localizada num dos espaços do convento de São Domingos - Monserrate) e Biblioteca, contando ainda com a publicação da Revista “Memoria”.

Este projecto propõe-se, entre outras finalidades, promover a formação permanente de sacerdotes e leigos; preparar os diversos intervenientes na acção pastoral, litúrgica, cultural e social da Igreja; favorecer o diálogo entre instituições vocacionadas para a promoção da cultura na área da Diocese, nomeadamente quanto ao contributo que a fé cristã pode oferecer para a iluminação dos campos da ciência, da arte, e do saber humano. Procuraremos realizar uma formação orientada pelos critérios e métodos de formação de adultos, em termos análogos aos utilizados no mundo do trabalho, designadamente: resposta às carências das comunidades, valorização das potencialidades de cada pessoa, eficácia de acção, rentabilização dos recursos materiais e humanos disponíveis, avaliação cuidada dos resultados e sua pertinência na vida da Igreja Diocesana.
Instituto Católico de Viana do Castelo

Rua da Bandeira, 117/131