Seminário Diocesano de Viana do Castelo

Seminário tem a ver com semente e sementeira. Em sentido próprio, é o lugar com as necessárias condições, de solo, água e clima, para que a semente, lançada à terra, germine, cresça, floresça e produza os melhores frutos, em qualidade e quantidade. Uma espécie de estufa que, para isso, exige cuidados especiais, de tempo, esforço e meios.
Num seminário diocesano, a semente é a da vocação para o sacerdócio ministerial. Se germinar, muito e bem, teremos os padres de que a Igreja precisa para se manter viva, na sua missão de anunciar e implantar a mensagem de Cristo. Por isso, tem de estar no coração da Diocese e de cada um dos seus membros: bispo, sacerdotes, consagrados e fiéis leigos.
E é para isso que o Seminário, como edifício e instituição, tem de abrir permanentemente as suas portas. Como numa estufa: sem o ar oxigenante vindo do exterior, não há hipóteses de fecundidade. Uma das portas do nosso Seminário de Viana do Castelo, que agora se (re)abre para todos, é a da presente página na Internet.
Queira Deus que haja muitos a entrar por ela: para se inteirarem da vida que lá germina e cresce, para usufruírem dessa mesma vida e para contribuírem para que dela surjam muitos e bons frutos… e novas sementes. Que o Senhor da Messe, que com o seu nascimento virginal iniciou na terra a mais bela sementeira, a todos cumule com as suas bênçãos!

Viana do Castelo, 25 de Dezembro de 2010
+ Anacleto Oliveira