Vida Religiosa - Carmelo

Irmã Maria da Conceição da Cunha Cruzeiro
Irmã Maria José de Jesus
Rosa Maria de Jesus Eucaristia
Somos as Irmãs Carmelitas Descalças do Carmelo Santa Teresa, enclausuradas, em vida de recolhimento e oração. Estamos a serviço de Deus, rezamos pela Igreja, pelo Papa, pelo salvação do mundo, também por todos vocês.

O nosso dia está dividido entre tempos de silêncio e oração e tempos de vida comunitária. Reunimo-nos sete vezes ao dia para rezar, em união com toda a Igreja, a Liturgia das Horas.

Temos duas horas de oração silenciosa, uma de manhã e outra de tarde, onde elevamos até Deus, as tristezas e as alegrias da humanidade.

A Eucaristia (Santa Missa) ocupa o lugar principal do nosso dia, onde reunidas à volta da Mesa do Senhor, escutamos a Palavra para a tornar viva ao longo do dia.

Nas horas da manhã e da tarde efetuamos alguns trabalhos. Depois do almoço e do jantar temos uma hora livre, onde podemos conviver, conversar, rir, cantar. Temos ainda tempos de leitura e estudo.

Pelo voto de pobreza, as Carmelitas unem-se a Cristo que "sendo rico, fez-se pobre por nosso amor". Tomando o trabalho de todos os dias com alegria, para prover o seu sustento, unem-se a quantos no mundo trabalham.
No Carmelo o tempo de silêncio e a sós com Deus é alternado com momentos de alegre convívio entre as Irmãs. "De acordo com o ensinamento de Santa Teresa o estilo de vida comunitária caracteriza-se pelo sentido de igualdade evangélica e pela franca sinceridade no trato pela mútua partilha de alegrias e das tristezas, dentro de uma pequena família onde "todas devem ser amigas, todas hão de amar, todas hão de querer, todas hão de ajudar".