Leitores

O grupo de leitores da Igreja de São Domingos inclui, neste momento, um total de quase quarenta pessoas que à semana e aos fins-de-semana entregam um pouco do seu tempo e de si para lerem durante a Eucaristia, para além dos leitores de carácter mais esporádico, como é o caso dos pais da Catequese Familiar.
II Carta de São Paulo a Timóteo

“Desde a infância conheces a Sagrada Escritura, que te pode instruir, em ordem à salvação pela Fé em Cristo Jesus. De facto, toda a Escritura é inspirada por Deus e adequada para ensinar, refutar, corrigir e educar na justiça, afim de que o homem de Deus, seja perfeito e esteja preparado para toda a obra boa” 2 Tm 3, 15-17
Proclamar com Fé a Palavra de Deus perante a Assembleia é o primeiro dever de cada leitor. A leitura dos textos bíblicos é diferente da leitura pública corrente, pois o leitor não diz a sua palavra, mas a de Deus. Assim, é com muito respeito e com vontade de dar o seu melhor que que cada leitor sobe ao Ambão e lê o texto que lhe compete, consciente de que "a leitura cresce com quem a lê".
O grupo de leitores reúne duas vezes por ano para organizar o calendário de leituras e para receber formação sobre este serviço. Como devemos ler e quais as principais regras que temos de respeitar são alguns dos assuntos normalmente abordados nestes encontros.
Como bem sabemos, nem todas as pessoas se sentem capazes de ler em público, normalmente porque ficam nervosas ou têm receio de se enganar. Estas são, porém, dificuldades que todos os leitores sentem. No entanto, a entrega pela "missão" de proclamar as Escrituras e de levar a Palavra aos Irmãos fala mais alto e, ser leitor, é um grande contributo que podemos dar à nossa comunidade.
www.liturgia.pt